PNL 2012


Saíram as listas do Plano Nacional de Leitura
desde ano!

Entram mais dois livros meus, que são:

Conversa de Elefantes, com ilustrações de Richard Câmara, 
Everest (Pré Escolar)

e

7x11 Histórias do Futebol, com ilustrações de Inês do Carmo, 
Gailivro (5º e 6º anos, sem hábitos de leitura)




Neste momento, são 19 livros, que nas colecções correspondem a 41 livros!!!

Seminário presencial

Organizado por Escrita Criativa Online 

É isso mesmo - um Seminário Presencial, dirigido a todos os que queiram escrever para crianças

Vai ter lugar, entre 16 e 18 de Novembro de 2012, coordenado por mim.
As inscrições são limitadas e decorrem até 31 de Julho próximo. 
Os trabalhos terão lugar no EvoraInn-ChiadoDesign e incluem um programa lúdico e gastronómico. 

Escrever a Vida

Margarida Fonseca Santos
Escrita Criativa Online – Novembro de 2012
(http://escritacriativaonline.com)


Apresentação
Cada vez mais, ao escrever para a infância, nos cruzamos com a necessidade de que as crianças, ao ler, possam crescer mais fortes, mais íntegras e mais solidárias, e sobretudo mais felizes. Contudo, ao mesmo tempo que esta necessidade se cruza com a literatura, mais perigos espreitam: o moralismo paternalista, o simplismo enganador, o evitamento de certos temas. À medida que avançamos no tempo, esquecemo-nos de que os contos tradicionais, contados a toda a comunidade, serviram de experiência em segurança de receios, dores e sonhos ao longo dos anos. Está no momento de voltar a deitar mãos à obra e deixar que a literatura infantil possa fornecer esperança, valores, conhecimento, reflexão e sensibilidade.
Se isto que leu faz sentido para si, então este fim-de-semana fará sentido para a sua escrita!

Funcionamento
Na noite de sexta-feira, iremos sobretudo conversar e contar/ouvir histórias. Iremos partilhar a nossa visão da escrita para crianças nesta sua dimensão de construtor de personalidades. Surgirão, certamente, temas e assuntos a abordar no dia seguinte.
Partindo de exercícios práticos e de algum trabalho de pormenor, o objectivo de sábado será escrever pelo menos alguns contos que abordem temas importantes, com a preocupação de deixar que o leitor possa depois pensar, sentir e decidir por si a sua visão sobre cada tema.
Como o faremos? Iremos oscilar entre exercícios de desbloqueio, exemplos de escritores, novos olhares sobre os esboços que vão surgindo e partilha de opiniões, a grande mais-valia de estarmos em grupo, e, espero, sorrisos e emoções fortes. Iremos ainda apurar a escrita, fazendo alguns exercícios de mudança de narrador, ou inversão do tempo na narrativa. Vamos procurar o registo certo para um dos contos, de forma a deixá-lo quase pronto.


Mais informação
EC.ON (Escola e Escrita Criativa Online »»» http://escritacriativaonline.com) - Luís Carmelo.

Família Machado, uma equipa fantástica!

É verdade, já aí está o 10º livro da colecção 7 irmãos!

E na Fnac terão uma surpresa na próxima semana - uma caixa onde poderão arquivar os primeiros dez livros desta colecção!

Que livro é este? Podem ler aqui a sinopse:

Família Machado, uma equipa fantástica
Como é ser-se mãe e pai de 7 filhos? Já pensaram? Comandar um barco com tantos passageiros de feitios, gostos e personalidades diferentes? Nem sempre o mar está calmo e a Teté e o Mateus enfrentam neste livro uma forte tempestade. Todos temos os nossos problemas, mas por vezes é preciso apagá-los um pouco, limar-lhes as arestas para que um problema maior não se instale e alastre por toda a casa. A verdade é que no meio da tempestade acende-se sempre um farol e, como a união faz a força, a família Machado consegue dobrar o cabo das tormentas e descobrir um mar tranquilo de cores  bonitas e suaves como os quadros  da Teté.
 O futuro casamento da Maria, a exposição de retratos, o programa de televisão baseado num trabalho que a Mónica fez para o jornal da escola, o plano genial da Mariana para o fim de semana de Carnaval, e ainda a vida conturbada do Rafael, um mini jogador de futebol treinado pelo Miguel, são tudo peças do mesmo puzzle. Vamos construi-lo página por página? Toca a ler!